Páginas

Pesquise e encontre o que é de seu interesse neste blog

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Transição

Por Reginaldo Mercês


Quantos de nós, se não todos, planejam suas vidas nos mínimos detalhes e colocam suas aspirações em situações que poderão e certamente fugirão de seu controle ?Acredito que muitos dos seres racionais o fazem de maneira até mesmo inconsciente, pois existe a necessidade de se sentir seguro e os planos futuros podem trazer a sensação de tranquilidade que tanto almejamos. Profissão, casamento, filhos, carreira, crenças religiosas e tantas outras questões são planejadas desde muito cedo, pois o tempo passa rápido e o medo de não saber o por que e por qual caminho trilhar aflige a muitos e cada vez mais.
Nesta corrida de planejamentos não pensamos que o tempo é senhor de si próprio e não aceita nosso domínio, não enxergamos que os nossos planos que dependem de outras pessoas tem uma grande chance de não se concretizar, não entendemos que o futuro é agora e o passado chega mais rápido do que imaginamos, enfim não nos preocupamos com detalhes que terão grande impacto na possível frustração de adiante.
Construir as bases de um futuro não é tarefa fácil, ainda mais com a possibilidade de ele não se concretizar. Há muitos que dirão que essa opção não existe se os esforços individuais forem proporcionais, e eu concordo com tal afirmação, só exprimo que a liberdade de sonhar precisa ser feita com o cuidado e respeito ao tempo, que é impiedoso e não aceita queixas e a nossa alma que constantemente é sufocada pela razão de nossas escolhas.
Chegando ao final das grande caminhadas de nosso tempo, podemos chegar ao ponto que teremos que refazer nossos planos e começar a galgar nossos objetivos ainda sem nada em mãos. Tentar mudar o rumo que você sempre acreditou que seria o certo é extremamente difícil, porém também pode ser emocionante. Ao perceber que as situações mudaram e que nem todas as suas decisões deram certo ao longo do caminho, a mudança de rota se torna inevitável e a precisão de fazê-la à torna urgente.
Mudanças... algo que é preciso fazer constantemente pois nem sempre o que queremos, iremos conseguir,quase nunca estaremos no lugar em que sonhamos, e talvez não faremos todos os dias o que realmente queríamos, quando éramos jovens e tudo era possível, mas mesmo assim podemos refazer nossos sonhos e planejar... porque não ? planejar um novo futuro que momentaneamente é certo e nos faz seguros.



Crônica escrita em virtude do "14º Concurso de Contos e Crônicas realizado pelo Diário de Suzano."

Um comentário:

Badards disse...

Muito bom mesmo! divulguei este texto no dihitt.