Páginas

Pesquise e encontre o que é de seu interesse neste blog

sábado, 8 de novembro de 2008

VEJA E PENSE.



Por Reginaldo Mercês


No que estamos sendo levados à acreditar, não nos deixa nenhuma opção, somente nos impõe algo.
A visão do que é errado ou certo nos é brutalmente mostrada e nos restringe a apenas concordar.
Muitas dessas idéias me foram apresentadas em uma recente reportagem de um conceituado meio de comunicação, a revista VEJA. Idéias que me ensinam a discordar com tudo que vá contra aos interesses de uma minoria. Tudo que li me traz uma visão fechada de como realmente as coisas são ou pelo menos como “eles” acham que deveriam ser.
A idéia de que um velho porém novo sistema é errado e que deveria ser abolido, nos é mostrada de uma forma tão marcante que podemos ate concordar com tudo, e chegar a decisão de que temos que nos mobilizar e fazer algo contra o que “eles” criticam.
Mas aonde fica o nosso senso crítico?. Acreditamos em tudo que nos é proposto? Somos levados por opiniões alheias?. Temo e creio que muitas vezes sim.
Nos esquecemos de pensar e deixamos as circunstâncias fazerem isso por nós. Estamos tão preocupados com o nosso mundo “particular”, que esquecemos de ver o mundo da forma correta de nossa verdade, ou seria nossos interesses?
Não importa pois aonde estamos não existe certo ou errado existe apenas nossas crenças, nossas convicções em relação a algo.
Mas até quando deixaremos que outras pessoas nos diga no que devemos acreditar? Até quando deixaremos que pessoas que se importam tanto com “FUTILIDADES DISFARÇADAS DE ULTÍL” nos massacre com a idéia de que não temos o direito de pensar, criticar, formular, questionar?
Ao estar em contato com o “MUNDO FANTASTICO” da revista VEJA pude ver e concluir a importância que todos os que à fazem demostram por nosso intelecto. Me convenço até de dizer que os agradeço.” Agradeço por me deixarem ler tudo com “MUITA IMPARCIALIDADE," agradeço por me deixarem “SEM DUVIDAS PARA PENSAR”.
ATÉ QUANDO SOMENTE AGRADECEREMOS A “ELES” PELO NOSSO RETROCESSO CRÍTICO ? QUANDO EU E VC DECIDIREMOS O QUE É CERTO OU ERRADO PARA NÓS MESMOS, AO EM VEZ DE DEIXAR ESSE VEREDITO PARA OUTRAS PESSOAS ?
Até quando não pensaremos mais ?...




*Este texto faz referência a revista Veja edição 2084 - ano 41 - nº 43 de 29 de outubro de 2008 "Obscurantismo na Universidade. por Camila Pereira."Págs 138-141.

9 comentários:

Anônimo disse...

O grande problema é que as pessoas se deixam levar pela opinião alheia, ao invés de pensar po sí mesmas.

www.geracaoweb.wordpress.com

Natalia Régia disse...

Olá Reginaldo!
em primeiro lugar obrigada pelos elogios.:)
Em segundo lugar,ótimo o Blog de vocês, tem escritas tão variadas, assuntos diferentes.Já percebi que você é o questionador.:D
Em terceiro lugar:Quanto ao ultimo post.
Nós vivemos em função do que irão achar, do que irão falar.. e esquecemos do que nos iremos falar e pensar de nós mesmos. Isso é, se depois de tudo que absorvemos continuarmos a ser nós mesmos.:/

bjus

Anônimo disse...

Bem, eu acredito que o importante é saber filtrar as informações, tirar nossas próprias conclusões ao invés de sair concordadno com tudo, afinal cada pessoa tem seu ponto de vista único sobre tudo, mas tabém não posso deixar de mencionar que algumas coisas caem no que eu chamo de senso comum e é dificil descordar mesmo, mas mesmo assim sempre temos algo a acrecentar.

Um abraço!

http://daniel.a.s.zip.net

Jota disse...

eiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
vooooo gritar

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog, seus assuntos tem abordagem interessante e construtivas, fazer críticas é fácil, difícil é achar soluções, está de parabéns amigo...

Eu sou de Lages SC e estou na 8° fase de Jornalismo, vai fundo vc tem futuro como jornalista.
ass. Cris Menegon
http://crisjornal.zip.net

Anônimo disse...

Nossa, esse seu texto ficou massa.
Opinião: Vc deveria fazer, se não estiver fazendo Jornalismo :D
parabéns

Carol disse...

gostei do texto, vc tem talento, conrdo com vc
parabens bjos
http://diariodaminhavida-duda.blogspot.com/

Morango com leite condensado disse...

Infelizmente, desde pequenos, a sociedade nos impõe seus valores e suas normas. Por isso é tão difícil ser vc mesmo e ter um pensamento crítico diante das idéis massificadas, mas cabe a nós mudarmos isso... Mesmo que seja a longos passos, um dia a situação será outra...

Bjos

Well disse...

a histórias são recortes de realidade montadas em uma ficção. ;)
é impossível que alguém viva tudo isso ao mesmo tempo, mas pelo menos um pouco de cada coisa todos vivemos. ;)